O que tem que saber antes de começar a utilizar o Email marketing

Qual a origem e conformidade da base de dados. A necessidade do Opt-in.

Um contacto é opt-in em Email marketing quando tiver concorda em receber mensagens por parte do remetente ou em fazer parte de determinada base de dados. A utilização de contactos opt-in, por parte de um serviço de Email marketing promove o sucesso dos envios bem como fortalece os níveis de compliance do target. Paralelamente, cada destinatário tem sempre o direito de cancelar a sua presença ou colaboração numa base de dados (ou seja, de realizar um opt-out), pelo cumprimento da Lei 67/98 de 26 de Outubro, sobre a Proteção de Dados Pessoais.

A mensagem enviada tem que gerar interesse no consumidor.

Fatores-chave a ter em conta na elaboração do email:

- O tema tem que ter um elevado nível de relevância para o target;

- A mensagem deverá ser curta e com uma apresentação cativante;

- O remetente do email tem que ser conhecido pelo recetor – Um remetente conhecido aumenta a recetividade para a abertura do email (Marca do produto/serviço ou empresa emissora de email).